19/10/2018

Gente que nos inspira: as cervejas do Distrito Brewpub

Destemperados

Em parceria com o Santander, o Destemperados continua em busca de histórias inovadoras na gastronomia. Conhecemos a trajetória do casal Frederico Ottoni e Shanna Ottoni, proprietários do Distrito Brewpub, uma microcervejaria de Porto Alegre.

Localizada na região do quarto distrito, a microcervejaria de Frederico (foto) e Shanna trouxe a Porto Alegre o conceito de brewpub – a união de bar com uma pequena produção artesanal de cervejas em um só ambiente. O desejo de dar novos rumos às próprias vidas fez o casal de engenheiros transformar o que era hobby em trabalho.

– Somos gaúchos, mas morávamos no Rio de Janeiro por questões profissionais. Lá, nos envolvemos com o mundo cervejeiro, tivemos a chance de degustar algumas bebidas bem diferentes, e isso era o nosso lazer. Frequentávamos bares com os amigos, mas não pensávamos sobre isso como um negócio – conta Frederico.

Aos poucos, eles foram se interessando pelo assunto até que, em 2011, resolveram fazer um curso de produção de cerveja artesanal caseira. Quando os dois perceberam, o apartamento de um quarto em que viviam acabou dando espaço para um fermentador.

– Nosso objetivo era a diversão, produzir cervejas para os amigos. Convidamos o pessoal para experimentar, colocamos umas 16 garrafinhas para gelar. Eles adoraram. Quando nos casamos, resolvemos produzir mais e criar estilos diferentes para a festa – relembra Ottoni.

As panelas de 20 litros em casa renderam três rótulos distintos e a ideia de levar a produção de cerveja como trabalho.

– No início, era brincadeira. Até que as pessoas começaram a dizer que queriam comprar nossas cervejas. Foi a primeira vez em que pensamos em abrir algo nosso, mesmo que muito embrionariamente. Em 2014, fizemos um curso de sommelier de cervejas e não paramos nunca mais – explica Shanna.

Após o casamento, a dupla decidiu que era hora de voltar à Capital para dar continuidade ao sonho e dar o ponta pé inicial do que se tornaria o Distrito Brewpub. Para o começo, eles utilizaram seus conhecimentos em administração para construir um plano de negócios.

– Existiam várias possibilidades, avaliamos até uma floricultura com um café. Pensamos em bares, microcervejarias e, lógico, na viabilidade do negócio. Quando decidimos o que queríamos, fizemos a mudança. Além disso, passamos um tempo na Europa estudando e conhecendo o que existia por lá – conta o empresário.

Em 2015, o Distrito abriu suas portas com o conceito de brewpub, algo até então novo para Porto Alegre. O local escolhido foi a região do quarto distrito da cidade, considerada pelo casal como uma área em efervescência. O clima, o estilo industrial e a possibilidade de revitalizar um bairro da Capital também despertaram o interesse de Shanna e Frederico pelo lugar.

– Na Inglaterra, existia um boom de pequenas e médias cervejarias. Isso era inovador para um país com grandes marcas tradicionais da bebida. Quando vimos as pessoas engajadas, querendo curtir os espaços das cervejarias e não apenas comprar uma garrafa, demos o grande estalo para o Distrito. Nem sabíamos se poderíamos fazer isso em Porto Alegre, então fomos atrás de todas as informações necessárias. Talvez o nosso pioneirismo tenha ocorrido em conhecer a regulamentação para abrir um brewpub na cidade – afirma Shanna.

Na parte financeira, a empresária conta que não foi preciso um investimento externo para o início, mas reconhece a importância de ter as portas abertas de uma instituição financeira para o andamento da empresa.

– Voltamos para Porto Alegre sabendo o quanto poderíamos investir e o quanto tínhamos de capital. Neste ponto, fomos bem conservadores, tanto que a nossa primeira ideia foi a floricultura ou uma loja. Achávamos que montar uma cervejaria era um investimento muito grande com necessidade de alta capacidade de venda para retorno. No entanto, reconhecemos que o apoio de uma instituição financeira é importante em todas as fases do negócio, para investimentos ou até para maquininhas de cartão – afirma Shanna.

Assim como o Destemperados, o Santander acredita que gastronomia é uma grande fonte de inovação e empreendedorismo, diversos projetos que deram certo precisaram de um facilitador na construção de suas histórias. Ter o apoio de uma instituição financeira consolidada é ideal para dar os primeiros passos em seu próprio negócio ou continuidade a um sonho que saiu do papel.

*Conteúdo publicitário criado por Destemperados para Santander

 

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