16/11/2018

Gente que nos inspira: as pizzas napolitanas da Ciao

Destemperados



Nápoles, na Itália, é a terra natal da pizza. A receita criada em 1700, que passa de geração em geração, tem regras básicas e muito claras de como necessita ser feita. A massa deve ser macia e elástica, com 30 centímetros de diâmetro e uma borda de até dois centímetros. Precisa ser servida com molho de tomate pelado San Marzano, muçarela de búfala de primeira e ingredientes de extrema qualidade. Não é à toa que a iguaria italiana entrou para a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Em 2016, as tradicionais pizzas napolitanas chegaram a Porto Alegre. A Ciao Pizzeria Napoletana, comandada pelo gastrônomo Gabriel Rossi e pelo administrador João Miragem, surgiu do desejo dos sócios de abrirem um negócio na área.

– Desde 2013 eu tinha uma ideia. Sabia que queria abrir uma pizzaria, mas o projeto estava engavetado. Dentre todos os estilos, gostava mais da napolitana. Em um final de semana, estava jantando com o João e contei para ele a ideia da pizzaria, era a quarta vez que a gente conversava na vida. Em um domingo à noite, fechamos sociedade – conta Gabriel.

Inspirados pelo que já haviam vivido em viagens e conhecido pelo país, Gabriel e João criaram o conceito por trás da Ciao, considerada a sexta pizzaria certificada pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) no Brasil. O selo estabelece os padrões para a receita buscando manter a tradição do modo de preparo. Nenhuma pizzaria da Região Sul tem a distinção. No resto do país, menos de 10 estabelecimentos conquistaram tal reconhecimento.

– Já tínhamos ideia de como iria ser. Queríamos tirar alguns gastos da empresa para apresentar a pizza com um preço justo. Nosso desejo era fazer a pizza napolitana e tradicional, mas sem a cara de uma cantina italiana. Nos inspiramos nas de Nova York – explica Rossi.

A importância e o sucesso da Ciao foram tomando conta da Capital. Atualmente, há pelo menos outras sete pizzarias no mesmo formato em Porto Alegre.

– O mercado estava estagnado há muitos anos, nós entramos e mexemos, até que brotou uma nova cena gastronômica não apenas na cidade, mas no Estado. Por outro lado, temos uma característica de estudar muito. Acho legal que muitas pessoas olhem para gente, se inspirem e façam coisas novas – avalia Miragem.

Porém, os sócios afirmam que nunca haviam pensando em modificar a realidade gastronômica da cidade. Suas perspectivas eram apenas de transformar suas próprias vidas e construir uma empresa na qual acreditassem, com modelo de gestão diferenciado. Muito mais do que vender pizza, a Ciao também se preocupa com questões sociais, além de envolver os funcionários na participação dos lucros.

Para dar início às franquias e à expansão da marca, os sócios reconhecem a necessidade de uma estratégia elaborada previamente.

– Para a gente, o processo inicial foi relativamente simples. Mas, hoje, olhando para trás, talvez fizéssemos algumas coisas diferentes. Começaríamos algo mais estruturado se soubéssemos que daria certo, com investimentos – reflete Miragem.

Gabriel acredita que o sucesso na área da gastronomia se deve à comida boa, com preço justo e atendimento bom. Para o gastrônomo, não importa qual o produto, desde que ele seja de qualidade. Essa é a garantia para que o público retorne ao restaurante.

– O problema maior é que hoje em dia as pessoas acham que vender comida dá dinheiro. Tudo o que entra a gente investe. Pedimos a ajuda do banco para abrir a segunda unidade, no Bom Fim. Foi quando entendemos que não precisamos pegar dinheiro do nosso bolso, podemos fazer tudo girar. Acabou valendo a pena na medida em que os negócios foram se pagando – afirma Gabriel.

Atualmente, a Ciao conta com quatro unidades em Porto Alegre, uma em Canoas e uma em Gramado. Até o fim do ano, os sócios planejam abrir mais uma loja na Capital, desta vez no bairro Cidade Baixa.

Assim como o Destemperados, o Santander acredita que gastronomia é uma grande fonte de inovação e empreendedorismo. Ter o apoio de uma instituição financeira consolidada é ideal para dar os primeiros passos em seu próprio negócio ou continuidade a um sonho que saiu do papel.

No dia 20 de novembro, a Casa Destemperados receberá Gabriel Rossi e João Miragem para o Food Talks. No evento, os sócios contarão um pouco mais sobre suas histórias para abrir e comandar a Ciao Pizzeria Napoletana. Para participar, inscreva-se em bit.ly/foodtalksantander2011

*Conteúdo publicitário produzido por Destemperados para Santander 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: