24/05/2019

Gente que nos inspira: o astral e os sabores da Brizza Forneria

Anahís Vargas

Em parceria com o Santander, o Destemperados continua em busca de histórias inovadoras na gastronomia. Conheça a trajetória de Bruno Lautert, sócio-proprietário da Brizza Forneria, uma pizzaria com clima divertido e receitas inusitadas em Porto Alegre.

Quem frequenta o bairro Auxiliadora, na Capital, provavelmente já passou pela Brizza, uma pizzaria descomplicada e muito alto-astral, que trouxe vida e sabor para a região. As mesas na calçada, as luzinhas, os clientes na rua e as redondas que seguem a receita napolitana e saem do forno a lenha direto para a mesa fazem do local um ponto de encontro de quem curte pizza.

Bruno Lautert, um dos sócios-proprietários da casa, é formado em publicidade. Apesar de nunca ter se profissionalizado na cozinha, a gastronomia sempre fez parte de sua vida.

– Com o passar do tempo, a publicidade me frustrou bastante. Comecei a cogitar a possibilidade de sair da área.
Então, fui fazer um mochilão pela Europa e, estrategicamente, a minha última parada foi em Nápoles, justamente para conhecer um pouco mais do mercado das pizzas napolitanas, que já era grande em São Paulo – relembra Bruno.

O sócio afirma que a primeira mordida foi algo inesquecível. Junto do sabor veio a vontade de trazer o que viveu na Itália para Porto Alegre:

– Voltei sem noção nenhuma, mas com a certeza de que era isso que eu queria fazer e que iria me realizar profissionalmente. Encontrei meu sócio, o Thomaz Lodi, que é da minha confiança e que sempre esteve em volta da gastronomia – conta.

Em 2017, a Brizza abriu as portas na Avenida 24 de Outubro com a ideia de não se prender ao conceito clássico de pizzaria. Não é à toa que a casa leva a palavra forneria no nome. A ideia é que o cardápio contemple diferentes receitas preparadas no forno – como pães, sobremesas e até saladas.

– Apesar disso, a pizza é o carro-chefe, o que mais amamos fazer. Nos inspiramos na receita napolitana, mas adaptamos o modo de preparo para ficar mais fácil de comer com as mãos e ser mais crocante. Fora a margherita e a marinara, criamos nossos próprios sabores com ingredientes diferentes. Colocamos na massa da pizza aqueles pratos que costumamos comer. Atualmente, há nove sabores fixos no cardápio – explica Lautert.

No início, a forneria estava localizada em uma loja pequena onde mal cabia o forno. Aos poucos, com novos estabelecimentos abrindo as portas na região, a Brizza foi ganhando espaço e conquistando clientes fiéis.

– Nosso vizinho, um mercadinho de orgânicos, fechou e colocou à venda o ponto. Estávamos em um momento bom e, ao mesmo tempo, limitados pelo espaço para crescer. Buscamos uma grana do nosso faturamento e negociamos a compra. Em setembro do ano passado, aumentamos a produção, a equipe, a base de clientes e o medo também – diz o sócio.

E falando em dinheiro, na parte financeira, os sócios afirmaram ter se preparado bastante. Desde a ideia até a abertura, o que durou um pouco mais de um ano, eles juntaram capital para dar início ao projeto.

– Tivemos investimento próprio, mas, caso não tivéssemos essa oportunidade, sem dúvida, recorreríamos a uma instituição financeira. O Santander é um banco focado em empreendedorismo jovem que facilita projetos como os nossos – conta o sócio.

Assim como o Destemperados, o Santander acredita que gastronomia é uma grande fonte de inovação e empreendedorismo, diversos projetos que deram certo precisaram de um facilitador na construção de suas histórias. Ter o apoio de uma instituição financeira consolidada é ideal para os primeiros passos em seu próprio negócio ou dar sequência a ele.

No dia 28 de maio, a Casa Destemperados receberá Bruno Lautert e Thomaz Lodi para o Food Talk Santander. No evento, os sócios contarão um pouco mais sobre a história da Brizza Forneria. Para participar, inscreva-se em bit.ly/2LVv84

***

Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: