15/06/2018

Gente que nos inspira: os pães e a ousadia da Massa Madre Padaria Artesanal

Destemperados

Em parceria com o Santander, o Destemperados continua em busca de histórias inovadoras na gastronomia. Conversamos com Rodrigo Escobar e Veridiana Rodrigues, um casal que abriu o próprio negócio para fazer a diferença na padaria.Luane Roquete

Foi por acaso, em uma tentativa de preparar algo delicioso e nutritivo na cozinha, que Rodrigo Escobar e Veridiana Rodrigues descobriram o amor por pães. Atualmente, o casal comanda a Massa Madre, uma padaria artesanal, localizada em Porto Alegre, que utiliza métodos de fermentação natural e receitas clássicas. A produção, que hoje ultrapassa 120 quilos diários de pão, começou de forma espontânea e dentro de um apartamento.

– O pão surgiu muito antes da padaria. Em 2013, estávamos em uma fase de mudar hábitos e a preparar pães integrais para ter uma vida mais saudável. Minha mãe passou uma receita e eu tentei fazer, mas não ficou muito bom. A partir daí, comecei a pesquisar e a conhecer mais sobre padaria – conta Rodrigo – Um dia levei o pão para o trabalho, meus colegas se interessaram e pediram para eu fazer para eles comprarem. Três meses depois eu estava vendendo 40 pães e cucas para o pessoal – completa.

Cerca de um ano depois, Veridiana já participava ativamente da produção dos pães junto de Rodrigo. Para poder dar conta dos inúmeros pedidos dos amigos, os dois transformaram o apartamento que moravam em uma verdadeira padaria.
- Compramos um forno industrial e uma câmara climática. Quando vimos, estávamos com mais da metade da nossa casa ocupada –relembra Veridiana.

Pensando em dar continuidade à padaria e transformar a produção em negócio, o casal buscou especialização em cursos e estágios pelo país, além de estruturar um conceito para o seu produto: um pão feito artesanalmente, de fermentação natural, com ingredientes selecionados e que prioriza a qualidade.

A loja no bairro Cidade Baixa surgiu em 2017, depois de muita pesquisa e planejamento feito, principalmente, por Rodrigo, que é administrador por formação.

– Busquei todas as padarias de Porto Alegre, fui atrás dos erros e acertos delas. Eu tinha um certo medo de empreender, então planejei muito bem a parte financeira e a proposta da Massa Madre. Antes de abrir no primeiro dia, eu sabia quantos pães precisava vender de acordo com a nossa capacidade produtiva. Em oito meses alcançamos o nosso máximo – afirma Rodrigo.

O Santander é parceiro de diversos negócios na gastronomia que deram certo e que precisaram de um apoio na construção das suas histórias. A gente acredita que encontrar facilitadores é um passo importante para quem, assim como Rodrigo, guarda receios por empreender ou necessita de suportes para dar os primeiros passos.

Rodrigo explica que o sucesso da padaria se deu de forma muito natural. A vizinhança e o público logo se encantaram pelas fornadas do casal. Chefs como Marcelo Schambeck, Carlos Kristensen e Xavier Gamez se tornaram clientes da casa e passaram a utilizar os pães da Massa Madre em seus pratos – atualmente os restaurantes representam 25% da receita do negócio.

Para o futuro, Veridiana e Rodrigo estão formando um time, treinando novas pessoas para aumentar a produtividade e poder atender uma maior demanda

– Queremos expandir e abrir um novo ponto de venda, sem esquecer do nosso conceito, é claro – finaliza Rodrigo.

*Conteúdo publicitário criado por Destemperados para Santander