04/04/2016

Infográfico: conheça diferentes tipos de cogumelos

Destemperados

É tempo de colheita de cogumelos no Rio Grande do Sul. Para comemorar a temporada fértil de fungos, decidimos criar a Semana do Cogumelo, no Destemperados

Aqui no Estado, a chegada do outono traz consigo espécies como o Boletus - mais conhecido como porcino, o queridinho dos italianos - e o Lactarius deliciosus - de coloração laranja e sabor peculiar, muito comum em Portugal, onde é chamado de sancha. Proprietário dos restaurantes Primo Camilo, Mamma Gema e Pizza Entre Vinhos, na Serra Gaúcha, Altemir Pessali é um dos grandes responsáveis pela divulgação dos cogumelos no Rio Grande do Sul, que crescem embaixo de plantações de pinheiros (ou pinus) espalhadas pela região Sul. 

Foto: Juliana PalmaInclusive acompanhamos o Pessali e sua mulher, Clege, em uma das incursões pelas florestas para colher cogumelos, que você poderá ler aqui no Destemperados em breve.

Foto: Juliana PalmaA exemplo dele, chefs de diferentes restaurantes brasileiros têm trabalhado em parceria com pesquisadores da área para encontrar cogumelos comestíveis nativos do Brasil e explorá-los em suas cozinhas. É o caso de Alex Atala, de São Paulo Felipe Schaedler, de Manaus, e Manu Buffara, de Curitiba. Eles desbravam locais como Amazônia e Mata Atlântica, e, junto com cultivadores de cogumelos, tentam incentivar o consumo dos fungos por aqui, que é ainda muito baixo se compararmos com a Europa - apesar de toda a capacidade nutricional deles e das diferentes possibilidades de preparo na culinária.

Mas atenção: cogumelos podem ser venenosos e até matar. Não é recomendado colher e comer qualquer um que se encontre por aí sem o conhecimento prévio de qual espécie se trata. Em supermercados e lojas especializadas é possível encontrar tanto a versão desidratada quanto a versão seca de alguns deles, então é melhor optar pelo caminho mais simples e mais seguro.

Confira abaixo um infográfico com os tipos de cogumelos mais conhecidos entre os brasileiros.

Arte: Aluísio Pinheiro

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: