17/01/2020

Lições do Foodcast: à base de plantas

Destemperados

A tendência dos alimentos que simulam carne deve ganhar força e chegar de vez a restaurantes e supermercados

ALÉM DA CARNE
A dieta à base de plantas ganhou muita força no ano passado depois do lançamento dos hambúrgueres vegetais, aqueles “com cara” de carne de verdade. A febre começou nos Estados Unidos, mas logo surgiu a versão brasileira: o Futuro Burger, lançado em 2019. De olho no público crescente de vegetarianos – no Brasil já são 29 milhões de pessoas, segundo o Ibope –, as grandes redes de fast-food também entraram na onda.
Episódio: #11

A BATALHA DAS PALAVRAS
O site Eater publicou recentemente um texto questionando se o uso indiscriminado do termo “à base de plantas” não seria apenas uma jogada de marketing. Os burgers sem carne, por exemplo, sempre existiram, mas eram simplesmente chamados de vegetarianos ou veganos. Segundo o artigo, a utilização recente do termo é uma forma de atingir os “flexitarianos” – pessoas que querem reduzir o consumo de carne sem se sentir parte de um grupo específico. Do outro lado, os criadores de gado dos Estados Unidos pedem que a palavra hambúrguer seja utilizada apenas se tiver carne.
Episódio: #43

RUMO À CHINA
As duas principais empresas que produzem hambúrguer plant-based nos Estados Unidos já estão de olho no principal mercado consumidor de carne do mundo. De acordo com uma reportagem do New York Times, a Beyond Meat e a Impossible Foods estão se preparando para enfrentar os obstáculos políticos, e também culturais, de uma entrada na China. O consumo de carne é considerado um símbolo de status pela crescente classe média chinesa.
Episódio: #43

GLOBO DE OURO
A tendência chegou a uma das maiores premiações do cinema. O jantar servido às estrelas de Hollywood na cerimônia do Globo de Ouro foi todo plant-based. Meryl Streep, Leonardo Di Caprio, Robert De Niro e outros 1,3 mil convidados passaram a noite com um menu 100% vegano, com direito a escalopes de cogumelo. O presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pelo prêmio, disse que a escolha foi uma forma de expressar a preocupação com as mudanças climáticas do mundo.
Episódio: #43

A VEZ DOS COGUS?
A alta no preço da carne, o número crescente de vegetarianos e a preocupação climática favorecem a transformação do que era acompanhamento eventual para prato principal e corriqueiro. Os cogumelos, por exemplo, devem aparecer cada vez mais nos preparos. Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos, a expectativa de crescimento do mercado é de 9% até 2021.
Episódio: #43

Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags: