13/03/2020

Lições do Foodcast: aquecimento global

Destemperados

Os sistemas de produção e de descarte de alimentos são apontados como algumas das causas do problema

A PRODUÇÃO
Qual é o real impacto do que nós comemos no aumento da temperatura do planeta? Essa foi a premissa de uma reportagem especial do The New York Times no ano passado. A conclusão foi de que o nosso sistema de produção de alimentos é responsável por 1⁄4 de toda emissão de gases estufa do mundo. O assunto ganhou força nos últimos tempos e já surgiram várias startups com foco no desenvolvimento de alimentos que causem menor impacto ambiental.
Episódio: #10

O DESPERDÍCIO
Em fevereiro de 2016, a França decretou uma lei para reprimir o desperdício de alimentos, proibindo os supermercados de descartar ou destruir alimentos que não fossem vendidos e a doá-los a bancos de alimentos ou instituições de caridade. Além disso, restaurantes maiores também são obrigados a doar os restos de comida para alimentação animal. Com essa nova lei, o país também iniciou um programa educacional sobre desperdício de alimentos em escolas e empresas.
Episódio: #46

O EXEMPLO COREANO
Uma das maneiras de aliviar as emissões de gases estufa é descartar as sobras de alimentos corretamente. Como? A Coreia do Sul ensina. Os coreanos estão praticamente se aproximando do lixo zero – reduzindo o desperdício, reciclando o que pode ser reciclado e dando o destino correto para o que sobra. Hoje, segundo uma reportagem da revista The New Yorker, as 13 mil toneladas de rejeitos de comida produzidas diariamente na Coreia do Sul se transformam em três coisas: adubo (30%), ração para animais (60%) e biocombustível (10%).
Episódio: #51

A RECICLAGEM
O reaproveitamento de orgânicos é tão importante quanto o de plásticos, metais ou papel: os restos de alimentos não apenas cheiram mal, mas tornam-se um veneno para o clima. Nos lixões e aterros sanitários, a matéria orgânica em decomposição libera metano, um gás estufa que, a longo prazo, é 56 vezes pior do que o gás carbônico. O país que mais produz metano proveniente de matéria orgânica são os Estados Unidos, com cerca de 130 milhões de toneladas métricas – uma poluição equivalente a 37 milhões de carros na estrada durante um ano inteiro.
Episódio: #51

Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: