09/01/2020

Lições do Foodcast: Comida para os ouvidos

Destemperados

Disponível em todas as plataformas digitais, o nosso podcast semanal é um bate-papo sobre as principais tendências da gastronomia Alguns assuntos voltam sempre à mesa para quem curte falar sobre gastronomia. A China e a sua influência que chega até as gôndolas dos nossos supermercados, por exemplo, já foi, voltou e certamente continuará fazendo parte das nossas discussões. Nesta semana, separamos alguns temas recorrentes no Foodcast para você saber mais.

A QUESTÃO DA CARNE
Os chineses entraram de vez na pauta gastronômica, importando carnes de tudo que é canto e causando uma variação fortíssima na conta do churras. Falamos sobre isso no Foodcast #39 e também no #32, no qual comentamos sobre como os fazendeiros estão reagindo ao problema que deu origem a toda essa questão da carne: a febre suína africana.

VINHO MADE IN CHINA
Também falamos sobre a China no Foodcast #26 porque o poderoso canhão de consumo de bilhões de chineses agora tem um novo alvo: o vinho. O país já se tornou o décimo maior produtor da bebida do mundo, e o interesse específico pelo rótulo francês (o bordeaux Chateau Lafite-Rothschild é o mais falsificado) fez com que uma das famílias produtoras mais tradicionais do mundo abrisse uma vinícola na China. A primeira safra de Rothschild asiática já saiu – e falamos dela no episódio #40 do nosso podcast.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Especialistas apontam que a variação de temperaturas prevista para o futuro pode causar fortes mudanças, a criação de novos terroirs e uma atualização do mapa-múndi do vinho. No final da edição #35 destrinchamos o assunto: por que os produtores estão buscando terrenos cada vez mais altos, restringindo a luz solar e testando variedades de uvas diferentes?

O FIM DAS COZINHAS?
Outra mudança que alguns já preveem para o futuro é a do fim das cozinhas domésticas. Calma, você não vai ser proibido de ter a sua, mas há quem diga que as futuras gerações não vão ter tempo nem interesse em fazer sua própria comida – inclusive já existem projetos de moradias sem cozinha. Será? Falamos bastante sobre o assunto com o especialista em data science Ricardo Cappra no Foodcast #37.

DELIVERY SEM FREIO
Na onda dessa mudança cultural, os aplicativos de entrega de comida seguem crescendo cada vez mais. Com investimentos altíssimos, empresas como Uber Eats, iFood e Rappi devem criar suas próprias cozinhas já no ano que vem. A aposta? Que as pessoas passem a pedir todas as suas refeições pelo celular. Falamos sobre isso e também sobre condições de trabalho, restaurantes só de delivery e muito mais nos programas #18, #24 e #37.

Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags: