21/05/2020

Lições do Foodcast: datas comemorativas

Destemperados

Foto: Cottonbro/PexelsDia do café, da abelha, do hambúrguer e até da mata atlântica. O mês de maio destaca temas importantes que envolvem a gastronomia.

DIA NACIONAL DO CAFÉ
No dia 24 deste mês, se comemora o dia nacional da segunda bebida mais consumida no Brasil: o café. Segundo o levantamento da Aocubo Pesquisa, o brasileiro consome, em média, de três a quatro xícaras de café por dia. Não à toa, a bebida está presente em 98% dos lares. Além disso, o nosso país ocupa a primeira posição no ranking mundial de produtores de café - mais da metade vem de Minas Gerais. 
Episódio: #12

DIA MUNDIAL DA ABELHA
No dia 20 de maio, celebramos a data das produtoras no nosso amado mel. A abelha é essencial para a produção de mais de 75% das culturas que alimentam o mundo, como café, maçãs, amêndoas, tomates e cacau. Segundo especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade de abelhas no mundo está caindo bruscamente, entre os motivos está o uso excessivo de produtos químicos agrícolas. De dezembro a abril do ano passado, mais de 500 milhões de abelhas foram mortas em quatro Estados brasileiros. Só no Rio Grande do Sul foram 400 milhões.
Episódio: #12

DIA MUNDIAL DO HAMBÚRGUER
Para marcar a data do lanche adorado mundialmente, relembramos a polêmica do Popeyes Kitchen, uma das mais famosas redes de frango frito dos Estados Unidos. Em 2019, eles criaram um sanduíche de frango frito. Ele viralizou tanto que, após duas semanas do lançamento, a rede teve que tirar do cardápio por ter esgotado os insumos para tanta demanda. Mas o que veio à tona mesmo foi a reclamação de funcionários que teriam feito 600 hambúrgueres e trabalhado 11 horas sem parar. A principal pergunta que surgiu nessa história foi: pagar por pratos de valores muito baixos é compactuar para os baixos salários e más condições de trabalho?
Episódio: #28

DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA
Falamos muitas vezes no Foodcast sobre a influência direta da gastronomia no meio ambiente e, no dia 27 deste mês, comemoramos o Dia Nacional da Mata Atlântica. O New York Times publicou uma reportagem sobre o impacto do que nós comemos no aumento da temperatura do planeta. E o nosso sistema de produção de alimentos é responsável por 1⁄4 de toda a emissão de gases estufa do mundo. Além disso, também é importante pensarmos no reaproveitamento de orgânicos, visto que o resto de alimentos, não apenas cheira mal, mas em decomposição libera metano, um gás estufa que, a longo prazo, é 56 vezes pior do que o gás carbônico.
Episódio: #10 e #51

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: