26/03/2020

Lições do Foodcast: na luta pela sobrevivência

Destemperados

Pequenos e grandes negócios buscam saídas para continuar funcionando durante a quarentena forçada pelo coronavírus.

AJUDA AOS PEQUENOS
Bem antes da crise atual, falamos sobre a situação dos pequenos empreendedores da gastronomia no Brasil. Um dos botecos mais antigos do país, o Bar Luiz, só não fechou por causa de uma comoção gerada nas redes sociais. O motivo: mudança de interesse do público jovem, que busca incessantemente por novidades. Agora, a aposta do bar para continuar aberto, depois que tudo passar, é o delivery. O problema é que a disputa é grande, já que até os restaurantes mais consagrados mudaram o foco para as entregas.
Episódio: #32

COMIDA CHINESA
Já falamos que o número de restaurantes chineses nos Estados Unidos vem diminuindo, mas que ainda é maior do que o de todas as grandes redes somadas. A comida chinesa sempre foi uma das favoritas dos americanos para o delivery, mas aparentemente uma boa parcela dos consumidores, bem desinformados, associaram esse tipo de comida ao coronavírus, já que a procura teve uma queda de 20% em fevereiro, segundo uma pesquisa publicada no site Eater.
Episódio: #44

AUXÍLIO DO GOVERNO
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) cobra apoio aos negócios do ramo para evitar um número grande de demissões. O pedido é que o governo arque com o pagamento do salário dos funcionários de restaurantes cadastrados no Simples Nacional. Percival Maricato, presidente da Abrasel em São Paulo, diz que se algo não for feito logo, três milhões de pessoas podem perder o emprego dentro de 30 a 40 dias. Um grupo criado por 250 donos de estabelecimentos, com alguns dos principais chefs do país, fala em mais de seis milhões de demissões.
Episódio: #50 e 52

NO EXTERIOR
Fora do Brasil, já existia preocupação com a mudança da geografia gastronômica mesmo antes do coronavírus. Na França, o governo anunciou ano passado um incentivo de US$ 165 milhões para que os pequenos cafés do país continuassem funcionando. Já na Itália, a questão levantada era a da gentrificação gerada pelo turismo em Roma, que aumenta os aluguéis e descaracteriza restaurantes tradicionais que tentam se adaptar para sobreviver. A situação se agravou tanto com a pandemia que agora até os restaurantes estrelados pelo Guia Michelin nos dois países correm risco de fechar.
Episódio: #30

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags: