14/05/2020

Lições do Foodcast: o universo das bebidas

Destemperados

Foto: Pexels/Alem Sánchez

Da pior do mundo para a mais vendida: será tudo por conta do marketing ou apenas opiniões diferentes?

A PIOR BEBIDA DO MUNDO
O crítico gastronômico Charles Passy publicou um texto considerando o Fernet a pior bebida do mundo e classificando-o como "intomável" e com gosto de “graxa de sapato com menta”. Essa bebida alcoólica tem sabor amargo e é o segundo licor de ervas mais vendido do mundo, sendo superado apenas pelo Jägermeister. O que faz da pior bebida do mundo, segundo o crítico, ser também uma das mais vendidas?
Episódio: #7

A CAFEÍNA
O tema do novo audiolivro do Michael Pollan, autor muito conhecido no meio da gastronomia, é a cafeína. Em uma entrevista, o escritor declarou estar completamente drogado, e a droga, no caso, é a cafeína. Ele ainda disse que, para a maioria das pessoas, estar com a cabeça alterada pela substância já é algo normal: “A cafeína é algo tão penetrante na nossa rotina que negligenciamos o fato de que estar cafeinado não é o normal, mas um estado alterado". Para escrever o livro, Pollan passou três meses sem tomar café. No entanto, o experimento quase matou o livro, porque sem café ele não conseguia se concentrar para escrever.
Episódio: #48

MARKETING DO VINHO
No início de 2020, faleceu George Duboeuf, o responsável pela popularização do vinho Beaujolais Nouveau, na Europa. A bebida é feita com a uvas gamay, produzidas na região francesa de Beaujolais, e é o mais popular “vin de primeur”, elaborado com variedades jovens e fermentado por poucas semanas. Por só poder ser comercializado a partir da terceira quinta-feira de novembro, data que coincide com o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, passou a ser vendido como uma ótima harmonização para peru. Em 1988, um crítico chegou a escrever: “Como vinho é mais ou menos, mas como jogada de marketing, é uma das maiores de todos os tempos”.
Episódio: #45

ICE WINE
No século 18, um viticultor alemão viajou a negócios e, quando voltou para casa, as uvas de suas videiras já estavam maduras e congeladas. Mesmo assim, o produtor colheu e criou o primeiro "ice wine" da história. Hoje, o Canadá é o maior produtor do mundo desse tipo de vinho. É considerada uma bebida muito difícil de conceber, pois se a nevasca for baixa, as frutas podem apodrecer e, se for muito rígida, as uvas não geram nenhum suco. Em uma safra habitual, a colheita é feita em um clima que varia entre 8 e -10 graus. Tudo deve ser feito à noite, em horário que a temperatura não comprometa a integridade dos cachos. 
Episódio: #29

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags: