16/04/2020

Lições do Foodcast: os brasileiros e a gastronomia

Destemperados

Será que existem limites ou quando se trata de comer e beber vale tudo?

THIS REPRESENTS BRAZIL
Um dos memes que estourou na internet há alguns meses foi o "This represents Brazil more than soccer and samba". Ou seja: "isso representa o Brasil mais do que o futebol e o samba". Muita gente compartilhou imagens de coisas tipicamente brasileiras, e a gastronomia também entrou na brincadeira. Docinhos de festas de aniversários, bife acebolado com arroz, feijão e batata frita, panela na mesa, talheres de conjuntos diferente, pastel de feira e o clássico copinho americano foram lembrados.
Episódio: #13

BRASILEIROS VS COMIDA GRINGA
Se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer é adaptar a gastronomia de outros país. O Buzzfeed publicou uma lista de comidas que tiveram um toque típico nosso e que, convenhamos, ficaram incríveis. Por exemplo, o sushi que, em tese, é para ser uma refeição leve e, aqui no Brasil, ele foi incluído no sistema de rodízio, para comer até passar mal - sem falar no cream cheese, né? Ah, e tem o hot-dog, que foi adaptado com todos os tipos de ingredientes, diferentemente dos Estados Unidos, que serve apenas com pão, salsicha e um fiozinho de mostarda. 
Episódio: #18

CERVEJA DE PICLES
Marcos Nogueira, do blog Cozinha Bruta, publicou um texto sobre um megafestival de cerveja no Rio de Janeiro. Segundo ele, algumas bebidas extrapolaram os limites do bom senso. Além das cervejas salgadas, a que mais chamou a atenção foi a de gazpacho - picles de pepino e tomate. "O gosto é perturbador, igual ao da água que sobra no pote de picles depois que você tira os pepinos. Se eu quisesse beber água de picles, eu comprava picles”, comentou o jornalista.
Episódio: #29

BARES TEMÁTICOS
Não apenas no Brasil, os bares temáticos se tornaram uma tendência mundial. Segundo o instituto de pesquisa neozelandês Nilsen, o sucesso se deve à mudança no hábito de consumo dos chamados millenials. Os jovens de hoje bebem bem menos do que as gerações anteriores e querem cada vez mais variedades. Além disso, o estudo aponta que consumo de bebidas alcoólicas em casa cresceu. Hoje, as pessoas não saem apenas para beber, mas também para ter uma experiência que vá além da refeição.
Episódio: #5

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