09/04/2020

Lições do Foodcast: tempos de delivery

Destemperados


Quais as mudanças que os aplicativos de entregas têm causado na gastronomia e no nosso consumo? 

MUDANÇA NA GASTRONOMIA
Os aplicativos de entrega têm mudado a forma como nos relacionamos com a gastronomia, comidas que antes não tínhamos o costume de comer em casa, hoje podemos pedir pelos apps. Além disso, criaram oportunidades para o surgimento de novos negócios e possibilidades de expansão para os tradicionais. Muitos restaurantes tiveram que se adaptar para atender além do estabelecimento físico. 
Episódio: #7

LIXO GERADO PELO DELIVERY
Segundo uma reportagem do New York Times, o aumento da quantidade de lixo produzido na China tem sido muito em decorrência dos aplicativos de entrega. Estima-se os apps foram responsáveis por gerar 1,6 milhão de toneladas de lixo em 2017 no país. No entanto, os chineses reciclam ¼ do seu lixo plástico, enquanto os EUA recicla menos de 10%. A grande discussão é que a maioria das embalagens de plástico não são recicladas porque precisam ser lavadas e, normalmente, as caixinhas são descartadas sujas. 
Episódio: #13

FISCALIZAÇÃO 
Na Grã-Bretanha, começaram a questionar a higiene da comida que é entregue para as pessoas. Por isso, existe uma agência que fiscaliza os padrões das comidas e, em uma escala de 0 a 5, mais de 400 estabelecimentos disponíveis nos app receberam nota 1. Entre os critérios dessa avaliação, eles levam em conta o local onde a comida é preparada e a higiene no manuseio. A ironia é que a maioria dos restaurantes com nota baixa da agência de fiscalização receberam notas altas dos usuários. 
Episódio: #20 

PEQUENOS À FALÊNCIA
A BBC publicou uma reportagem contando histórias de donos de restaurante que fecharam as portas e responsabilizaram os apps de entrega por isso. As principais queixas se referiam às promoções e às ofertas de cupons de descontos que, segundo os entrevistados, acaba com as margens de lucro dos estabelecimentos. Além disso, os proprietários também comentaram sobre a divulgação dos restaurantes que a ordem é determinada pela "inteligência artificial"​.
Episódio: #48 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: