24/04/2020

Lições do Foodcast: tendências gastronômicas

Destemperados

Foto: Timur Saglambilek/Pexels

Restaurantes sem dinheiro em papel, casas sem cozinhas, restaurantes virtuais, será que essas modas pegam por aqui?

RESTAURANTES CASHLESS
Uma tendência fortíssima em várias cidades dos Estados Unidos são os restaurantes que não aceitam dinheiro em papel. No entanto, isso tem causado discussões que foram parar na justiça. Para os apoiadores deste sistema, ele é eficiente, diminui as despesas dos estabelecimentos e também é mais seguro. Porém, o ponto negativo é ser excludente com quem não tem conta em banco. Se formos considerar a nossa realidade, no Brasil, segundo o Banco Mundial, até 2017, 32% dos adultos não tinham conta bancária. 
Episódio: #8

FOODTECHS
As foodtechs são empresas que estão investindo no desenvolvimento de novos métodos para a produção de alimentos. A mais conhecida delas é a Impossible Foods, que produz carne à base de vegetais e que se popularizou quando começou a fornecer para uma rede de fast-food no ano passado. Estima-se que a empresa já está valendo dois bilhões de dólares. O hambúrguer é tão parecido com carne que tem muita gente carnívora dizendo que não consegue notar a diferença entre o Impossible Burger e o hambúrguer de carne moída comum.
Episódios: #11 e #37

RESTAURANTES VIRTUAIS
As telentregas têm mudado a indústria da comida e, principalmente, os restaurantes. Os “ghost restaurants”, “dark kitchens”, “cloud kitchens” e “virtual restaurants” são cozinhas compartilhadas, extensões de restaurantes que já existem ou então lugares criados exclusivamente para atender delivery – sem fachada ou qualquer espaço físico para receber consumidores. Em Londres, a Uber já está investindo em um projeto para a sua plataforma.
Episódio: #24

CASAS SEM COZINHA
Uma das tendências para os últimos anos, de acordo com o cientista de dados Ricardo Cappra, é justamente que os jovens tendem a pedir cada vez mais comida e, estima-se que o volume de entregas possa chegar a 90 pedidos ao mês por usuário. Por isso, no futuro, não devem ver nenhum problema em morar em lugares sem cozinha. No Canadá, há apartamentos à venda com espaço para estoque de comida, mas sem lugar para o fogão.
Episódio: #37

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags: