24/10/2019

Sabe o truque da nonna? | Luiz Américo Camargo

Luiz Américo Camargo

A inglesa Vicky Bennison trabalhava viajando o mundo, lidando com políticas de desenvolvimento social. Nas suas andanças, aguçou a paixão pela gastronomia, em especial pela cucina italiana tradicional. Comprou uma casa na região do Marche e, sem pretensões, criou o projeto Pasta Grannies. Sua ideia era filmar receitas de várias localidades e, mais ainda, seus truques, seus segredos, a partir das histórias das vovós. Senhoras que dominam as massas e guardam uma sabedoria aprendida ao longo de gerações.

Os vídeos foram lançados no YouTube e ganharam repercussão. O artesanato da pasta fresca, as especialidades apetitosas e, principalmente, o carisma das cozinheiras cativaram muitos seguidores. O projeto acabou de virar livro, Pasta Grannies, The Official Cookbook, com 70 personagens e suas receitas, como ravioli, tortelli, pici e outras delícias. É mesmo inspirador ver como a proposta capta os gestos, os detalhes e os truques que fazem a riqueza da gastronomia. Mexe com nossas memórias.

Consigo lembrar, por exemplo, de alguns assados feitos pela minha avó. Tostados por fora, úmidos por dentro, penso hoje que eles eram produtos não apenas da expertise da nonna. Tinham a ver com a temperatura que era típica do seu forninho, ou pelo uso daquela velha assadeira, sempre grudando nas carnes. Algo que dependia de habilidade, mas
também do que eu chamo de “defeitos especiais”. Bem, eu suponho: não tenho registro visual.

Uma receita “com alma” não segue um mero plano esquemático. Ela surge da soma de um ingrediente, de passos técnicos, de uma mão (o gestual, as manhas), de contextos materiais, de acasos... Desse amálgama nasce um sabor único. Já pensou nisso, quando tentou reproduzir um prato da família e não ficou igual? Então, assista ao Pasta Grannies, no YouTube. E olhe para os quitutes de suas próprias matriarcas por outra perspectiva. Tem sempre aquela dobrinha esperta, aquele apertão, aquela queimadinha no refogado (seria a panela?). Enfim, coisas que escapam ao texto, ao discurso. Chame a vovó para revelar suas mágicas.

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Luiz Américo Camargo