02/09/2019

Seis fatos que você não sabia sobre Carla Pernambuco

Destemperados

Foto: Felipe Costa

Que ela é uma das maiores chefs do país, isso você já deve saber. Mas entre muitas idas e vindas, Carla Pernambuco, a chef do renomado Carlota, em São Paulo, construiu memórias que foram compartilhadas com 35 pessoas no evento Food Experience, no Farol Santander de Porto Alegre. Abaixo, seis fatos interessantes sobre a trajetória da Carla. 

***
A convidada do próximo Food Experience é a chef Helena Rizzo, do restaurante Maní, eleita em 2013 e 2014 a melhor chef mulher do mundo pela revista Restaurant. Os ingressos para esse papo já estão à venda.

***

NEM SEMPRE FOI PERNAMBUCO
Antes de se tornar chef, Carla utilizava o sobrenome Danesi. Foi só quando começou a trabalhar como chef, em Nova York, que ela passou a usar o Pernambuco, por sugestão de um amigo. 

MOROU EM TUDO O QUE É LUGAR
Nascida em Porto Alegre em 13 de novembro de 1959, a chef já viveu, entre várias outras cidades, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Paris, Barcelona e Nova York, onde estudou culinária no The French Culinary Institute.

FOI ATRIZ, PRODUTORA E DIRETORA
A primeira mudança de Carla, para Brasília, foi para trabalhar como atriz. Ela começou a estudar teatro com 18 anos e também dirigiu peças. Em uma volta ao Rio Grande do Sul, foi produtora do espetáculo Tangos & Tragédias.

ESTUDOU E TRABALHOU COM COMUNICAÇÃO
Antes de se tornar chef, Carla ainda estudou Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trabalhou como jornalista na Folha de São Paulo e também em agências de publicidade. 

ESCREVEU 9 LIVROS
O primeiro foi o "Carlota - Comidas Favoritas", publicado em 1998. Para Carla, os livros são também uma forma de registrar a autoria das suas receitas. Ah, e ela adianta que já está escrevendo o décimo.

TEM UM PROJETO INSPIRADO EM JONATHAN GOLD
Para o futuro, a chef diz que trabalha em um projeto com foco em pequenos empreendedores. A inspiração foi o trabalho do crítico gastronômico Jonathan Gold, morto em 2018, que escrevia para o jornal Los Angeles Times.

 ***
O Farol Santander é um centro de cultura, empreendedorismo e lazer, localizado no emblemático centro histórico no coração da capital gaúcha. Além de exposições temporárias, espaço memória, cinema, café e restaurante, o local oferece duas Arenas dedicadas a palestras e debates. O calendário de 2019 inclui diversos encontros de gastronomia, moda e artes visuais. Acompanhe programação completa aqui.

*Conteúdo produzido por Destemperados para Farol Santander.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: