31/10/2019

Um brinde ao novo | Diogo Carvalho

Diogo Carvalho

Alguém comentou comigo um negócio que me marcou muito. Infelizmente, não lembro quem foi – se é você que está lendo, manda um alô, que dou o crédito em seguida. Mas é uma história de como é recomendável comemorar aniversário numa cidade diferente daquela em que residimos. Encerrar um ciclo e iniciar o seguinte em um paralelo diferente, com energia nova, supostamente, faz muito bem. Sei lá, coisas de astrologia e tal, que não entendo bem, mas respeito demais.

Sair da rotina e viajar para um outro lugar realmente facilita aquele processo de revisar mentalmente o ano e projetar os próximos 365 dias. No meio do caos, fazendo sempre as mesmas coisas, pegando o mesmo trânsito e vendo a mesma paisagem, é complicado. O fato é que não é tão simples jogar tudo para cima e fazer uma viagem com o argumento de que está de aniver (e o resto que se exploda), sem o mínimo de planejamento. Mas, há vezes que dá, como neste ano, que brilhou para mim.

Fui convidado para destrinchar algumas das regiões produtoras de vinhos em Portugal e na Espanha, justamente na semana em que completei mais um ano de vida neste plano. Isso significa mapear Alentejo, Mealhada, Monção, Ribera del Duero e Rioja.

Te dá conta do banquete, da quantidade de vinhos maravilhosos e de comidas inesquecíveis que provamos nesses dias todos? Ainda tenho gravado na memória cada pôr do sol refletindo nos parreirais assistido de cima dos castelos. Lembro perfeitamente do sabor do queijo de ovelha, do presunto de porco preto, do bacalhau, de mariscos que não sei nem pronunciar os nomes, da suculência do lechazo, do frescor dos Alvarinhos e de outros vinhos feitos com uvas que nem sabia que existiam.

Resumo da ópera: comemorei meu dia dando um mergulho no mar de Vigo, depois de tomar algumas garrafas do meu novo vinho branco preferido. Se tudo der certo, volto para lá no ano que vem. E se tudo de errado, volto também!

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: